Páginas

Powered By Blogger

BEM-VINDA(O)

Olá, bem-vinda(o) ao FAZENDO ARTE este site foi criado para reunir e divulgar atividades na área da educação infantil, no entanto, com o intuito de compartilhar idéias legais, muitos materiais encontrados na web são compartilhados aqui, com seus devidos créditos, para que possamos crescer ainda mais. Neste espaço, colocarei sugestões para atividades em sala de aula e projetos com turmas da educação infantil. São painéis, murais, decoração e ornamentação da sala de aula e organização dos espaços, dicas para as datas comemorativas, mensagens para os pais, reuniões pedagógicas, avaliação e muito mais. É um espaço para enriquecer a prática de quem trabalha na educação infantil e, assim como eu, é apaixonada pela profissão. Após ler uma postagem deixe abaixo um comentário acrescentando idéias, sugestões, dando uma dica ou apenas dizendo o que achou, pois desta forma poderemos trocar idéias e enriquecer as atividades. LEMBREM-SE, as atividades são elaboradas para a EDUCAÇÃO INFANTIL, principalmente, para turminhas que se encontram em pré alfabetização e alfabetização, no entanto, servem também para o berçário, maternal I, maternal II, Jardim I e II, Pré e séries iniciais, pois são flexíveis e podem ser adaptadas de acordo com o interesse e faixa etária da sua turminha. Bom proveito!!! Sinésia

domingo, 25 de abril de 2010

BRINQUEDOS RECICLADOS







- Bilboquê


Material: 1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio)Barbante1 folha de papel usadoFita crepeTinta guacheComo fazer: Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e Cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de for a para dentro do copo), dê um nó e use fita crepe para fixar. O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.



- Teatro de Bonecos


Material:1 caixa de sapatosPalitos de churrascoPapelCanetas coloridasEstileteFita adesivaComo fazer: Peça para seu filho imaginar uma história. Peça, então, para ele desenhar OS personagens dessa história. Recorte cada personagem e Cole na extremidade dos palitos com fita adesiva. Em seguida, ele deverá desenhar o cenário onde acontece essa história, no fundo DA parte interna DA caixa de sapatos. Agora apóie a caixa na mesa, em uma das faces laterais, com o cenário ao fundo ? cuidado para não deixá-lo de cabeça para baixo. Posicione-se de frente para o desenho e, com o estilete, faça uma abertura na face DA caixa que está apoiada na mesa (a abertura deve ser paralela ao fundo DA caixa, onde está o desenho, e deve ter cerca de três centímetros de largura em toda a sua extensão). Através dessa abertura, a criança coloca OS palitos (por baixo) e movimenta OS bonequinhos de um lado para o outro do cenário. Agora é só fazer uma Linda apresentação!



Casinha de Bonecas


Material:Caixas de fósforosCola brancaPapel sulfiteLápis de corComo fazer: Você já imaginou quantas coisas dá para fazer com caixas de fósforos? Se você empilhar três caixas, poderá ter uma cômoda com gavetas! Se colar uma caixa perpendicular à outra, elas viram um lindo sofá. Três caixas coladas uma à outra, horizontalmente, viram uma cama. Enfim, é possível "mobiliar" vários cômodos apenas com este material. Antes de montar os móveis, cubra-os com papel sulfite, para poder pintar e desenhar os detalhes de cada objeto.



- Dinossauros


Material: 2 garrafas de refrigerante vazias1 caixa de sapatosFita crepe4 caixas de fósforosJornalColaTinta1 caixa vazia de filme fotográficoComo fazer: Corte as duas garrafas no meio e separe as metades de cima (que têm os gargalos). Junte essas duas metades pela parte recortada, com fita crepe, formando um cilindro ? esse será o corpo do dinossauro. Encaixe a caixa de filme fotográfico em um dos gargalos e cole com fita crepe ? esse será o focinho do dinossauro. Com fita crepe, fixe as caixas de fósforos no corpo do dinossauro, duas de cada lado, formando as patas. Desmonte a caixa de sapatos e use o papelão para recortar um triângulo comprido, que será a cauda. Fixe a cauda no outro gargalo, também usando fita crepe. Use o papelão para fazer também a crista do dinossauro, no formato que você quiser (pode ser triangular ou ondulado), e fixe a crista nas ?costas? do dinossauro. Por fim, corte o jornal em pedaços, passe na cola e vá grudando em toda a superfície do dinossauro, em várias camadas. Espere a cola secar. Agora, é só pintar o dinossauro de verde e desenhar os olhinhos, a boca e outros detalhes na cor preta ou vermelha.



- Balão


Material:1 bexigaJornalCola brancaBarbanteFita crepecaixa pequenaComo fazer: Encha a bexiga, que vai servir como molde para a construção do balão. Corte o jornal em pedaços e faça camadas de jornal sobre a bexiga, usando cola para grudar uma folha na outra ? mas sem colar o papel na bexiga. Faça pelo menos dez camadas de jornal. Espere secar bem. Estoure a bexiga e retire-a de dentro do balão. Corte quatro pedaços de barbante, de 20cm cada. Grude cada pedaço, com fita crepe, na parte interna do balão. Fixe as outras extremidades dos barbantes na caixa, uma em cada face. Pinte a caixa e o balão, coloque um bonequinho ou um bichinho de pelúcia dentro e pronto! É só voar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário