Páginas

Powered By Blogger

BEM-VINDA(O)

Olá, bem-vinda(o) ao FAZENDO ARTE este site foi criado para reunir e divulgar atividades na área da educação infantil, no entanto, com o intuito de compartilhar idéias legais, muitos materiais encontrados na web são compartilhados aqui, com seus devidos créditos, para que possamos crescer ainda mais. Neste espaço, colocarei sugestões para atividades em sala de aula e projetos com turmas da educação infantil. São painéis, murais, decoração e ornamentação da sala de aula e organização dos espaços, dicas para as datas comemorativas, mensagens para os pais, reuniões pedagógicas, avaliação e muito mais. É um espaço para enriquecer a prática de quem trabalha na educação infantil e, assim como eu, é apaixonada pela profissão. Após ler uma postagem deixe abaixo um comentário acrescentando idéias, sugestões, dando uma dica ou apenas dizendo o que achou, pois desta forma poderemos trocar idéias e enriquecer as atividades. LEMBREM-SE, as atividades são elaboradas para a EDUCAÇÃO INFANTIL, principalmente, para turminhas que se encontram em pré alfabetização e alfabetização, no entanto, servem também para o berçário, maternal I, maternal II, Jardim I e II, Pré e séries iniciais, pois são flexíveis e podem ser adaptadas de acordo com o interesse e faixa etária da sua turminha. Bom proveito!!! Sinésia

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROJETO: "BRINCAR É PRECISO"

PROJETO: "BRINCAR É PRECISO"


Projeto "Brincar é preciso"
Objetivos:

• Resgatar o hábito de brincar nas crianças;
• Socialização;
• Conhecer diversos tipos de brincadeiras;
• Identificar características específicas de cada brincadeira;
• Desenvolver a criatividade;•
Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a evolução dos brinquedos através dos tempos;
• Oportunizar, através de oficinas, a utilização de materiais recicláveis e sucata em geral na confecção de brinquedos.

Justificativa:
Considerando que vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais avançada e os recursos tecnológicos muitas vezes tem isolado as pessoas, é importante oportunizar às crianças o contato com os brinquedos e brincadeiras de antigamente. É preciso resgatar nas crianças o hábito de brincar, uma vez que, por meio de brincadeiras, elas se desenvolvem em todos os sentidos. Deve-se restringir o uso excessivo da TV, computador e vídeo-game, mostrando à criança outras opções de lazer, mais saudáveis e criativas.Tempo de duração do

projeto: 2 meses
Faixa etária: 6 - 7 anos
Espaço de realização do projeto: sala de aula, pátio e/ou quadra


Fontes de conhecimento e pesquisa: pesquisa com familiares, livros, revistas

Atividades:

• Levantamento das brincadeiras favoritas dos alunos;
• Por meio de votação, eleger algumas brincadeiras para serem realizadas no pátio ou quadra da escola;
• Enviar pesquisa para casa a fim de descobrir quais eram as brincadeiras favoritas dos pais e/ou avós;
• Socialização das pesquisas;
• Comparação do resultado da pesquisa com pais e/ou avós com a feita com os alunos: as brincadeiras de antigamente e as atuais são as mesmas? Por quê será? Vocês conhecem algumas dessas brincadeiras relatadas na pesquisa feita com seus familiares?
• Convidar alguns pais e/ou avós para comparecerem à escola e ensinar aos alunos algumas brincadeiras de antigamente;• Escolher algumas brincadeiras que os alunos mais gostaram de brincar com os pais e montar um manual de brincadeiras da classe, contendo as seguintes informações: como brincar, nº de participantes, material necessário e outras informações pertinentes (obs: para a elaboração do manual, os alunos ditarão as informações para a professora, que será a escriba e registrará na lousa o que for sendo falado. Posteriormente, o manual poderá ser digitado pela professora e ilustrado pelas crianças. A professora poderá levar para a classe livro de regras de brincadeiras para ler junto com os alunos, a fim de que tenham contato com esse tipo de texto, antes de terem que o produzirem oralmente);
• Em outro momento, fazer um levantamento com os alunos de quais brinquedos mais gostam de brincar no dia-a-dia;
• Organizar na escola o “Dia do Brinquedo”, onde cada um poderá levar seu brinquedo favorito e compartilhar com os colegas;
• Enviar pesquisa para casa a fim de descobrir quais brinquedos os pais e/ou avós brincavam quando eram crianças;
• Socializar a pesquisa feita com os familiares;
• Fazer com os alunos uma comparação entre os brinquedos que os pais e/ou avós brincavam antigamente e os que ele próprios gostam de brincar; fazê-los perceber as diferenças entre esses brinquedos, tanto no material que são confeccionados quanto na forma de brincar; chamar a atenção para o fato de que, alguns brinquedos praticamente “brincam” sozinhos, como carrinhos com pilhas, bonecas que falam e andam...; mostrar a eles como brincar com brinquedos de antigamente pode ser mais divertido;
• Confeccionar um cartaz ilustrado com figuras de brinquedos de antigamente e atuais (as figuras poderão ser encontradas em revistas ou ilustradas pelos próprios alunos);
• Visitar uma brinquedoteca;
• Organizar na escola uma oficina de brinquedos de sucata, com ajuda e participação dos pais. Confeccionar brinquedos de antigamente: bilboquê, boneca de pano, vai-e-vem, entre outros...
• Exposição dos brinquedos confeccionados pelos alunos com ajuda dos pais, dos brinquedos atuais e de brinquedos de antigamente. Haverá também um momento e espaço reservados para alunos e pais participarem de brincadeiras de antigamente.

Avaliação: Será realizada no decorrer de todo o projeto, através da observação e registro da participação, interesse e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Produto final: Exposição na escola de brinquedos confeccionados com sucata, brinquedos de antigamente e atuais. Nesse dia também será reservado um momento para os alunos e pais brincarem de algumas brincadeiras antigas, como barra-manteiga, mãe da rua, entre outras.

beijiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiihos : Sinésia

Nenhum comentário:

Postar um comentário